domingo, 23 de dezembro de 2012

A nudez de Deus

Partilhar


 Quando eu era pequenino, enxergava Deus como  um homem muito grande. Um homem enorme, que usava ternos e cuidava da humanidade. Tinha essa imagem de Deus porque meu pai só usava ternos ou roupas sociais e era ele quem cuidava de mim.
 Esses dias perguntei a alguns adolescentes como eles enxergavam Deus. Uns disseram que viam Deus como um homem enorme, de cabelos compridos, olhos azuis, manto branco e faixa vermelha. Outros, como um idoso de cabelos e barbas brancas e compridas, sentado em um trono. Ainda outros, viam Deus como um mendigo, como uma pessoa muito simples.
 E você, como enxerga Deus?
 A imagem que você tem de Deus, determinará seu relacionamento com ele e com o próximo.
 A grande  questão é que se enxergarmos Deus apenas como um ser rico, bem vestido e bonito, não conseguiremos enxergar-lo na pobreza. E se enxergarmos Deus como um pobre e feio, não conseguiremos o enxergar na riqueza. Se enxergamos Deus como aquele que castiga nossos erros, não veremos o amor. Se vermos apenas o amor, não enxergaremos o Deus de justiça.
 Deus é rico, lindo e  vestido de roupas finas e bonitas. Deus é pobre, feio e mau vestido. Ele é idoso, ele é uma criança. Ele é amor, Ele é justo. Ele é tudo.

 'E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;'
          - Genêsis 1.26
 Logo depois quando pecaram, Adão e Eva perceberam que estavam nus... (Gn 3.7)

  Deus é um homem nú. Seja literalmente ou uma expressão para demonstrar que Ele não possui marcas, Deus é nú. A nudez revela a pureza de Deus, como uma criança que abraça a todos sem pré-conceitos ou conceitos formados, sem diferenciar tribos, idades, cor, raças, culturas, o que fez no passado...
 A palavra hebraica "YHWH" não apresenta vogais e pode ser apresentada de várias formas como Yehowah, Yehaweh, Yehoshuah, Yishewia, Yoshuweh... A tradução é 'Senhor' ou 'Eu sou o que sou' e se identifica como aquele que é Deus independentemente de alguma circunstância, e acima das leis físicas do tempo, largura, profundidade e comprimento. Ninguém o compreende, ninguém o entende. Ele foi, Ele é, Ele será.

 Não permita que se sua mente limite quem é Deus, como Ele é ou como Ele agirá, mas tenha certeza que por ti e pelo próximo Ele moverá os céus para se revelar, independentemente da forma.



Por: Alysson Alves